24 março 2008

expresso do oeste

a estação de destino


Há uns bons dez anos fazia isto regularmente. Sem medos, desconfortos ou sequer pressas. Fossem que horas fossem, chovesse ou fizesse sol lá ia eu. Fim-de-semana sim, fim-de-semana sim apanhava o comboio na estação de Benfica e ia até ao Cacém. No Cacém apanhava o comboio para São Martinho. Passava a viagem toda a ouvir música, a ler e a apreciar a vista. Verde! Muito verde se vê!

Gosto disto! Viajar de comboio é bom! "Des-stressa!"
Hoje chove. À medida que avançamos pela linha vamos ficando mais envolvidos pela neblina e o verde diminui, torna-se menos vasto. Imagino como está São Martinho...
Mais uma estação fica para trás. Desta vez foi Pero Pinheiro. Já passámos Mafra, Malveira e mais uma qualquer que não me recordo.

Sinto, durante esta viagem, que cresci. Não admiro as mesmas coisas que, na paisagem, admirava. Não foco a minha atenção nas mesmas coisas que há dez anos. Não oiço as mesmas músicas que ouvia. Nem a letra com que escrevo é a mesma. Tanta coisa em 10 anos mudou. Uns partiram e outros chegaram.
Como poderia eu adivinhar que passados dez anos estaria aqui, assim... Não podia! Como será daqui a outros dez?

16 março 2008

já fiz!!

apeteceu-me, na altura, anunciar aos sete ventos o que tinha feito

É verdade, já fiz! O quê? Libertei-me!
Fez na Sexta-Feira uma semana que me despedi! Estou sem trabalho neste momento, mas feliz! Como dizia o anúncio, "sinto-me bem comigo mesmo".
Nem sei muito bem o que escrever sobre o que fiz, porque não há muito a dizer! Andava há bem mais de um ano a arrastar algo que era inevitável e que se concretizou no dia 07, Sexta-Feira. Foram mais de três anos na empresa. Com altos, com baixos. Com muito altos e muito baixos.
Mas guardo o momento em que saí pela porta fora, depois de trasnmitir a minha decisão! Parecia que um peso de cinco toneladas tinha saído de cima de mim! Foi um alívio!
Tive as minhas razões para sair. Algumas criadas por mim, outras criadas por outras pessoas. Podia dizer e desabafar aqui muita coisa, mas não acho que faça sentido. Afinal, libertei-me!
Alguns amigos meus já me tinham dito para o fazer, mas eu sempre achei que seria possível as coisas melhorarem. Não melhoraram. Depois disto, agradeço a todos a paciência que tiveram para me ouvir queixar das coisas que se ia passando e apesar de saber que foi uma decisão que pecou por tardia, tomei-a.
Como disse antes, fi-lo principalmente por mim, mas também por todos os que me rodeiam, me acompanham, me gostam e me amam!

Vem aí nova etapa!

03 março 2008

por mim, por ti, por nós, por vós!

cada vez que a tua mão me segura, dá-me forças para o fazer!

Fá-lo-ei de uma vez por todas!

Ao fazê-lo, estarei a fazê-lo por mim, mas estarei também a fazê-lo por todos os que me rodeiam, me acompanham, me gostam e me amam! Ao fazê-lo por mim, aumentarei o meu bem estar e dessa forma aumentarei o bem estar dos que me rodeiam, me acompanham, me gostam e me amam! São esses que me querem bem e ao fazer isto por mim, estarei a fazê-lo por todos nós!

Ficarei mais leve e retirarei assim, de vós, todo o peso que vos coloco nos ombros e no coração, de cada vez que estamos, falamos ou escrevemos.

Chega! Quero ser livre e dar-vos assim a liberdade de vós próprios serem livres. Livres de mim e desta minha má energia constante.

Quero estar feliz, deixando-vos assim felizes por saberem que eu o estou e que vós próprios o podem ser. Isso só me deixará ainda mais feliz!

Vou fazê-lo!

01 março 2008

praquê?

De que servem todos os cuidados que temos durante a nossa vida? Dizem-nos e nós acreditamos, que nos devemos alimentar de forma saudável, que não devemos fumar, que devemos fazer exercício, que devemos conduzir cuidadosamente, entre outras coisas! Mas, no final, de que serve tudo isso?

O conduzir cuidadosamente, acho que devemos realmente fazê-lo, porque andam mais pessoas na estrada e qualquer acção errada que tenhamos na estrada pode-se tornar numa desgraça, ñão só para nós, como para os outros que andam na estrada. E se eu estou a aprender isso...
Agora, relativamente a tudo o resto, eu pergunto-me realmente: porquê tantas preocupações?

Soube há dois dias que a irmã de um amigo meu tem cancro nos dois pulmões. ELA NUNCA FUMOU, CARALHO! COMO É QUE COM TRINTA E SEIS OU TRINTA E SETE ANOS SE TEM CANCRO NOS PULMÕES?!

Há um tempo atrás, como já referi aqui, ameaçaram que me davam um tiro, numa situação no trânsito. Há bocado, vi nas notícias que mataram uma rapariga de 35 anos, em Sacavém, numa situação que desconfiam ser de carjacking! Quem é que me garante que eu acabando de escrever esta merda, saio para a rua e não levo um balázio de alguém, apenas porque lhe apetece?!

O Fehér! Com 24 anos, atleta de alta competição, fisicamente em forma, com controlos médicos regulares, cai com estrondo, num campo relvado, sem nunca mais se levantar. 24 ANOS!!!

Quantas pessoas levaram uma vida cheia de cuidados e caíram com estrondo, abandonando as nossas vidas e deixando-nos mais pobres? Quantas?!

De que servem afinal os cuidados?

São as horas que são e eu aqui. Ainda não aprendeste pois não Zezinho?!