03 janeiro 2009

T.I.M.

todos diferentes todos iguais?

Quantas pessoas morreram hoje, nas guerras que estão espalhadas pelo mundo? Quantas armas estão, enquanto escrevo isto, a ser apontadas à cabeça de alguém? Quantas papoilas de coca estão neste momento a ser colhidas na Colômbia? Quantos diamantes estão neste momento a ser descobertos à custa de exploração e da morte para serem vendidos por fortunas?
Qual é o nosso papel afinal, sabendo que isto acontece? Devemos largar tudo e ir para os locais onde se dão as guerras e ajudar, seja de que maneira for? E isso fará de nós melhores pessoas ou o facto de abdicarmos da oportunidade de termos uma vida mais cómoda e "menos sofrida"- para nós é sempre a mais sofrida de todas -, faz de nós desistentes ou até pessoas desrespeitadoras do sofrimento daqueles que dariam tudo para estar na nossa pele?

Acabei de ver o filme "Blood Diamond", com o Leonardo Di Caprio. Não posso dizer que gostei do filme ou sequer que é um bom filme,. Limitei-me a imaginar que muitas das cenas retratadas aconteceram, estão a acontecer neste momento e vão continuar a acontecer. Criam-se e financiam-se guerras por petróleo. Matam-se inocentes por diamantes. Exploram-se crianças por droga. Faz-se tudo por algo... Se não são diamantes é droga! Se não é droga é petróleo. Se não é petróleo é um carro. Se não é um carro é um lugar mais à frente, na fila onde estamos há horas.

Há um expressão, que utilizam no filme, para resumir tudo o que acontece: "T.I.A .- This Is Africa". Pois eu digo: "T.I.M. - This Is Man". Sou eu, pois eu sou Homem. Somos todos!

Mas temos que continuar a viver a nossa vida, certo? Certo? CERTO???

Fazer uma pesquisa de imagens, no Google, por "blood diamonds" mostra-nos coisas terríveis! Mas reais...

2 comentários:

Mary Mary disse...

Já vi esse filme dezenas de vezes. Adoro! Porque é mesmo assim T.I.A.! Infelizmente acontece! Todos os filmes que retratam essa brutalidade eu gosto. Não é ser masoquista, é acordar para a realidade! :(

ricardo teixeira disse...

Tens razão: "não é ser masoquista, é acordar para a realidade". eu tb gosto deste tipo de filmes!