23 agosto 2007

insónias, televisão e lésbicas

mas afinal, L de quê?


Ok! Decididamente tenho que deixar de beber café. Há já quatro noites que demoro umas quatro horas, desde que me deito, a adormecer. Não sei se será do café, mas alguma coisa tem que mudar. Começamos pelo café.
Durante a insónia, desligo a televisão. Volto a ligar uma ou duas vezes. Até flexões já comecei a fazer (eu, a fazer exercício em vez de dormir... de loucos, no mínimo!!). Mas mais do que tudo isto, comecei a acompanhar uma série que dá na RTP2, sobre um grupo de Lésbicas. Vá, vá! Eu não durmo mesmo é por causa de insónias. Isto das lésbicas é uma consequência, ok?

A série é excelente e não pelas cenas eróticas. Bom, em abono da verdade, tenho que assumir aquilo que já é sabido. Duas mulheres juntas, é por demais erótico, para os homens. No entanto, e neste caso, vai para além disso. Não é só o erotismo - que existe -, mas é ver a perspectiva do interior (venham de lá esses pensamentos pecaminosos. Zzzzzz! Zzzzz!) dum "grupo", para mim, desconhecido, mas sem dúvida, interessante. Pelo menos nesta série.
Não faço ideia se a série transmite a realidade, pois as relações mais pessoais (de amizade, amorosas ou sexuais) existentes na série resumem-se às personagens lésbicas, o que de alguma forma é estranho. Não têm amigos homens e heterosexuais? Será assim tão difícil para um homem heterosexual conviver com a realidade lésbica – convenhamos que, pelo que a série transmite, é uma realidade extremamente sexual, por isso... -, sem ter o desejo de se intrometer? Ou serão as próprias lésbicas a não permitirem a intromissão? E se assim for, não será isso preconceito?
Mas essencialmente, gosto da série, pela forma aberta (não estejam novamente aí com pensamentos desses!), sincera, unida e até cómica como o grupo vive a sua amizade e o seu amor, mesmo com todas as complexidades e complicações a que é impossível fugir, sejamos nós heterosexuais, homosexuais, lésbicas ou até bisexuais.

Para além do que já disse, a banda sonora da série é muito boa! As músicas que passam durante o episódio e no genérico, adoro!

Agora, à verdadeira razão deste texto. Não foi a minha insónia ou sequer as lésbicas, que originaram isto. Foi, isso sim, um diálogo que houve a dada altura, entre duas das personagens. Esse diálogo deu-se na rua, à noite e enquanto fumavam um cigarro. A forma como decorria, era tranquila, com cerca de 3 segundos entre cada fala. Duma forma quase melódica:

- How are you?

- How were you when your life fell apart?

- A mess.

- That’s it. That’s me.

- You know what? It does get better…

E da mesma forma tranquila que falaram, se separaram indo cada uma à sua vida, sem mais uma palavra.
Uma excelente cena! Belíssima, mesmo!

Agora venham de lá os comentários, a dizer que eu sou um tangas e que só vejo aquilo por causa das cenas de “lesbianismo”!

2 comentários:

Menina da Lua disse...

Nããã não parece que sejas um tangas! E a resposta: "It does get better…" soa muito bem. Haja alguém que acredite! Beijo meu

Desbocada disse...

It does get better!!!

bjs