19 setembro 2007

tem dias...

De forma geral considero a criação deste blog, uma coisa muito positiva. Por razões muito simples:

1 - Permitiu-me "conhecer" e falar com pessoas "novas", sendo a mais presente a Mary Mary, que apesar de não nos conhecermos pessoalmente, considero ser uma pessoa fantástica!
2 - Permitiu-me descarregar algumas das porcarias que me atormentavam (não todas, admito), o que acabava sempre por me aliviar alguma coisa. Serviu até como psicanálise!
3 - Permitiu-me escrever, o que é até algo que gosto. Apesar de não ser nenhum iluminado, tenho que admitir, dando um tiro na minha humildade, que escrevi alguns textos dos quais me orgulho bastante e de tempos a tempos, não resisto a voltar a lê-los.
4 - Permitiu-me colocar músicas e associar músicas a estados de espírito e textos. Considero que uma vida sem música não faz sentido!
5 - Permitiu-me manter o contacto com algumas pessoas que, de outra forma, não seria tão regular.

Apesar de tudo isto, tem dias que por estar mais fraco, triste ou até chateado com alguma coisa, não consigo resistir a abrir o e-mail, com a esperança de ter um comentário de alguém! Alguém que seja, para dizer o que quer que seja! Uma barbaridade! Não havendo, fico ainda mais triste e em baixo! Expectativas...

Assim, como me acontece isso com o blog, acontece-me com outras coisas das quais, praticamente, não nos privamos hoje em dia. Por exemplo:

Telemóvel - A quem não aconteceu, desejar que o telemóvel assinale uma chamada ou uma mensagem que seja, daquela pessoa de quem gostamos ou até dum amigo com quem gostávamos/precisávamos de estar e no meu caso de um cliente, para fechar um negócio? E naquela altura que toca? Nós desejamos e temos até a fé que será quem nós queremos e não é!!
E-mail - Quantas vezes não acontece, nós estarmos algum tempo sem abrir o e-mail e quando temos oportunidade de o fazer, fazemo-lo com aquela esperança de ver uma série de e-mails (não daqueles reencaminhados com anexos ou aqueles de correntes), das pessoas que nos interessam ter connosco na altura e zero!

Hhhhhmmmm!!!! Mas de onde é que vem esta filosofia toda? É simples! Do texto do Dalai Lama e dum texto que li (aqui há truque) num blog, sobre a felicidade!
A dada altura, na sua dissertação sobre a felicidade e sobre a compaixão, o Dalai Lama diz:

Portanto, a nossa inteligência faz de nós seres muito espertos, mas, ao mesmo tempo e precisamente por causa disso, temos mais dúvidas e suspeições e, por conseguinte, mais medos. Creio que a imaginação do medo está muito mais desenvolvida nos humanos do que nos outros animais. Já para não falar dos muitos conflitos no seio da família humana ou da nossa própria família, dos conflitos entre comunidades e nações ou dos conflitos internos de cada indivíduo - tudo conflitos e contradições que surgem das diferentes ideias e visões que a nossa inteligência proporciona. Portanto, por vezes a inteligência também serve, infelizmente, para criar estados de espírito muito infortunados. Nesse sentido, talvez a inteligência seja uma fonte suplementar de miséria para os homens. Ao mesmo tempo, creio que, apesar de tudo, a inteligência é em última análise o instrumento que nos permite vencer todos esses conflitos e diferenças.

enquanto, no texto do tal blog (com truque), se diz, numa comparação entre a felicidade de um "metropolitan" e um "selvagem", o seguinte:

Tendo isto em conta, imaginem um Índio: que nasce no meio da "floresta perdida"; que anda toda uma vida nú (uuuhhh!! erotismo), sem pensar no fatinho Sacoor, Hugo Boss ou Pierre Cardin; que para se movimentar, não usa mais nenhum meio a não ser os seus próprios pés; que come aquilo que apanha ou caça; que para atingir a maioridade tem que saltar duma altura de não sei quantos metros com uma liana agarrada aos pés; que não conhece sequer o que é um livro; que é ele próprio a construir a sua casa, com o que a floresta lhe dá e que quando morre é pura e simplesmente enterrado no seu espaço, ou queimado, ou seja qual for a tradição da tribo.


Agora eu pergunto-me se este Índio não é mil vezes mais feliz do que eu que para ser aceite nesta sociedade, tenho que me vestir bem e caro, ter um bom carro e uma boa casa, que como o que compro, que atinjo a maioridade de que forma? Com a primeira queca? Com o primeiro trabalho? AH!! Já sei! A partir do momento em que tiro a carta, não?! E quando morrer? Deixarei aos meus familiares as despesas do funeral e das partilhas!! Lindo, não?!

acrescentanto no final:

A nossa noção de felicidade é proporcional àquilo que nos dão oportunidade de ter, atingir ou almejar! E quanto mais variedade houver, mais probabilidades haverão de não conseguirmos atingir tudo. Logo, mais probabilidades haverão, de estarmos mais vezes infelizes!

Poderia agora deixar aqui uma pergunta e até pensei nisso! Mas não!! Vou antes deixar uma (várias) afirmação.

Adoro os momentos em que estou em São Martinho, em Santa Ovaia ou em qualquer outro lado, afastado de tudo e não ligo aos telemóveis, televisões ou internet! Acho até que seria muito mais feliz sem nada disso! Já vivi sem isso e era feliz!!
Tenho alturas em que até já pensei que gostava de ser completamente ignorante e burro (só aqui entre nós, não é que eu seja inteligente!!), para que todas as coisas que atormentam o "normal" (entre aspas porque não acho que exista normalidade) Ser Humano!

A música, foi simplesmente a que me apeteceu! Gosto desta música:

Rihanna - Umbrella

2 comentários:

Menina da Lua disse...

Sintonia! Foi isso que senti ao ler-te, ainda que o meu post de hoje seja telegráfico! Ainda por cima, porque também associo estados de alma a diferentes músicas. E o caso de hoje foi impressionante: uma única música devolveu-me o sorriso. Também acho que seria muito mais feliz sem os meus dois telemóveis, ainda para mais quando um (trabalho) tem de estar sempre ligado!:)

Beijo meu

Ana disse...

A Felicidade é, para mim, a soma de muitos momentos bons... não a encontras na totalidade tens apenas mais ou menos momentos felizes.
No que toca aos telemóveis, tv, internet e etc... acho que seriamos mais felizes... pelo menos não nso sentiriamos tantas vezes em falta ou esquecidos!

Sabes o que te digo?

A vida é tanto mais simples quanto maior a ausência de expectativas!

BJs