09 novembro 2005

crianças ao poder!


FUCK THAT!! I wanna be a child forever!

Cada vez acredito mais que ser-se adulto é muito complicado. Não pelas responsabilidades ou por ter que trabalhar (embora não me importasse de fazer nada), mas por ter que conviver e lidar com outros adultos.
Quando era miúdo (ainda hoje o sou, de vez em quando), era tudo muito simples. Não fazia juizos e não me preocupava em escolher palavras para transmitir o que quer que fosse. Pura e simplesmente dizia o que tinha a dizer, sem escolher palavras bonitas ou palavras que minimizassem qualquer estrago que pudesse ser feito na pessoa a quem eram dirigidas.
Mau? Não acho. Sincero! Honesto! Verdadeiro!

Hoje em dia nunca sei com o que posso contar por parte das pessoas! Isto porque ao crescermos, aprendemos a esconder os nossos sentimentos. Aprendemos a dizer que gostamos de alguém, quando efectivamente não gostamos. Aprendemos a dizer a palavra "Amo-te", duma forma fácil e gratuita. Porquê? Porque é bonito? Porque é politcamente correcto? Porque achamos que estamos a ser melhores, se mentirmos e dissermos o que todas as pessoas gostam de ouvir?
PORQUÊ?
Porque é que se diz que se ama, quando não se ama? Porque é que se enaltece a maneira de ser de alguém, quando se diz precisamente o contrário a outras pessoas? Não percebo. Se calhar continuo uma criança!

Eu admito que perdi a coragem à medida que cresci. Perdi a coragem de dizer certas coisas que me apetece dizer a certas pessoas. Posso ser mal interpretado! Podem deixar de gostar de mim.
Por outro lado ganhei o rancor! Sinto-me insultado com certas coisas e fico rancoroso. De tal forma que ponho uma cruz sobre as pessoas que eu considero que me insultam.

Antes não era ssim. Era tudo muito mais simples. Contava à minha mãe, quando alguém me chateava e ela dizia-me: "Ele não o fez com intenção.". No dia a seguir, lá estava eu a brincar aos carrinhos com ele! Era fácil perdoar. Se por acaso me vinha algo à cabeça dizia sem qualquer medo.

Por tudo isto eu digo:
Quanto mais conheço os adultos, mais desejo nunca ter deixado de ser criança.
Uma criança não pensa duas vezes, antes de dizer que não gosta da comida que lhe estão a dar. Independentemente de estar na sua casa ou na casa de uns amigos dos pais. E alguém a leva a mal? Não me parece que leve ou sequer que possa. É puro! Verdadeiro! Sincero!
"Quem diz a verdade não merece castigo."
Não é o que dizem? Então se tiverem coragem, quando forem a um jantar ou almoço na casa de um amigo/a e vos servirem algo que não gostem, experimentem dizer, sem medo, que não gostam!

4 comentários:

Mary Mary disse...

Bem eu já disse que não gostava, mas também já comi...

Queremos todos ser sempre o Peter Pan, a eterna criança.

Nunca disse que gostava de alguém quando não gostava. Mas muitas vezes tive que ficar em silêncio porque gostava de alguém. Não é fácil ficar calado quando apenas queremos gritar o quanto amamos alguém. Esconder os nossos sentimentos. Mas também serve para não sofrermos, para não termos que ouvir: "E? Gostas de mim mas eu não gosto de ti!". Já o ouvi uma vez e a dor foi demasiada, foi demasiado dilacerante.

Somos grandes e temos que ter cuidado com as palavras, mas ao mesmo tempo podemos ser crianças, ser puros, verdadeiros e sinceros! A única coisa que importa é tentarmos ser felizes neste mundo de grandes. Achar o nosso lugar entre os grandes...

Mary Mary disse...

Bem a primeira frase é um tanto ou quanto estranha... :P

Correcção:
Bem eu já disse que não gostava de alguns pratos, mas também já tive que comer outros tantos...

ricardo teixeira disse...

Muito sinceramente, Mary, eu prefiro ser confrontado com a realidade, por muito difícil que esta seja, do que viver na eterna dúvida! Não quero com isto dizer que faça por isso. Essa questão de ouvir um não, é sem dúvida muito dolorosa. Eu tb já passei por isso. Mas entre sofrer por saber e sofrer por não saber, prefiro sofrer por saber. No entanto, mais uma vez o digo, nao quero com isto dizer que sempre que gostei de alguém de uma forma mais especial, o disse! Porque nem sempre o disse!

Eu sei que há excepções, no que diz respeito à situação que eu refiro das pessoas dizerem que gostam de alguém qdo realmente, não gostam.
Felizmente! Senão de certeza que não teria amigos! Mas hoje em dia é muito normal e fácil encontrarmos pessoas cínicas e falsas.

O melhor exemplo para provar que existem pessoas que são excepção, és tu! Fazendo uma pequena análise bloguística, dá para perceber que tu não és uma das pessoas a que me refiro. É que mesmo estando tu num dia menos feliz, tens sempre uma palavra para distribuir pelos blogs da tua eleição (e é uma honra, que este seja um deles). Mesmo que sejam blogs de pessoas que tu não fazes ideía quem são!
Isso não é fácil e eu admiro!

Eu percebi o que querias dizer, na 1ª frase, mas como tu disseste: "Somos grandes e temos que ter cuidado com as palavras...". :)

Mary Mary disse...

Sniff!! Obrigada!! Não sei se sou excepção. Mas quando encontro textos de blogs que costumo ler com coisas muito tristes sinto necessidade de escrever qualquer coisa para tentar animar! Mesmo levando murros no estômago, tento esquecer ou animar-me lendo outras coisas. Tentar perceber o sofrimento de cada um, comparar o meu e de alguma forma transformar o meu sofrimento numa coisa pequena.

A minha vida tem tido muitos altos e baixos. Demasiados até... Agora percebo desde que tenho o meu blog que a minha vida não é muito normal. Que tão depressa estou em cima como a seguir sinto-me a cair para o fundo do poço. Se permanecesse no fundo do poço talvez seria mais fácil. Mas apesar de tudo gosto destas quedas. Aprendi a gostar delas. Ensinam-me e dão-me força para a seguinte... E isto já está desviado do assunto do post... Sorry! Começo a divagar e depois ninguém me pára... :P

Excepção de dizer a alguém que gostamos quando não gostamos: o nosso patrão, os professores... :P