14 novembro 2005

"road trip" sem destino


Road trip, só mesmo numa pão de forma!

Quase sempre que falava com o Sérgio, acabávamos a falar no sonho que ele tinha em fazer uma "road trip", sendo que para ser perfeita, tinha que ser feita numa pão de forma.
O entusiasmo dele a falar neste assunto era tal, que conseguiu contagiar-me e hoje em dia esse sonho é também meu.
Sonho constantemente em poder pegar nas minhas coisas e arrancar por essas estradas fora, visitando aqueles sítios que sempre quis conhecer.
Acho que se algum dia fizer isso, começo pelo sul. Vou para o sul de Portugal e daí sigo em direcção a Sevilha, comer umas plumas de porco preto como comi quando lá estive com o Pedro a Ana e a Vera (ainda estou à espera das fotos). Depois ia para Jerez. Se calhasse na altura da prova do mundial de motociclismo era ouro sobre azul. De lá, seguia para Cadiz e continuava sempre ao longo da costa, passando por Marbella, Torremolinos, Benidorm, Valência e daqui fazia um desvio até Ibiza. Lá, ia dar a volta à ilha toda, tal como fiz na única vez que lá estive, mas desta vez sem a "nuestra micra" (o carro que teve o azar de nos ser alugado), mas com a nossa pão de forma. Depois desse desvio, voltava para o continente, seguia para Barcelona e continuava pela costa, passando por Lloret del Mar até chegar a França.
Relativamente a França, não mudava muito. Mantinha-me junto à costa, passando por Marselha, Toulon, Cannes, Nice e Mónaco, onde ia ser muito engraçado, ver a Pão de Forma no meio dos Porsches, Ferraris, Bentleys, Aston Martins e outros que mais. Após envergonhar os ricalhaços do Mónaco com a carrinha, seguia para Itália.
Em Itália tinha que gastar algum tempo, pois tenho uma ligeira paixão por esse país. Tem tanta coisa boa. Desde a comida, passando pelos monumentos, os carros, as roupas, os vinhos e muitas outras coisas.
Começava por Turim e continuava depois pela parte da frente da "bota". Ia até San Remo, seguindo depois para Génova e Maranello e já se sabe porquê, não é? Pois claro, uma visita à casa Ferrari. Após conhecer a casa do Cavalino Rampante, continuava para Florença, Pisa, Roma, Nápoles. Fazia uma paragem na Sícilia para conhecer o Padrinho e depois ia para o outro lado da "bota", até ao "salto", onde visitaria Lecce e continuaria até ao Norte. Já no Norte tinha que ir até Veneza, claro! De Veneza, já iria para o interior e seguia para Milão para dizer olá ao Figo e ao Rui Costa.
A seguir acho que ia até Berna, na Suiça e daí, para Viena de Áustria. Mantinha a minha rota em direcção ao Norte da Europa, passando por Praga. Dizem bem da noite lá.
Já na Alemanha, dirigia-me para Berlim, continuando depois a "subida" até à Dinamarca. Aí visitaria a capital, Copenhaga e de seguida ia até Estocolmo, para conhecer a Suécia. Tenho um gosto especial pela Suécia. Não sei se por ter tido lá primos a viver (já voltaram para Portugal), se pelos Volvos e Saabs, se pelo frio, se pelas Ingas :D!
Já que estou aqui, damos um saltinho a Oslo, não? Só para ir buscar um bacalhau.
Com o frio que faz por lá, o melhor mesmo era regressar pelo mesmo caminho, Dinamarca e Alemanha e depois sair logo da Alemanha para a terra das túlipas, Holanda!
Na Holanda, já se sabe o destino. Amesterdão! Aí já não se sabe o que poderia acontecer. Mas logo de seguida seguia para Roterdão para poder continuar a viagem até à Bélgica. Passaria por Antuérpia e Bruxelas, onde cozinharia o bacalhau que trouxe da Noruega para um almoço com o Durão Barroso. O prato ideal para ele seria Bacalhau com Todos.
Assim que acabasse o almocinho retemperador, seguia até ao Luxemburgo. Isso serviria apenas de desculpa para voltar à Alemanha, pois não poderia deixar de visitar os meus tios e o meu primo em Estugarda. Talvez comprasse lá um Mercedes ou até outra Pão de Forma. Ou talvez não.
Aproveitando o sentimento familiar, arrancava em direcção a Paris, para visitar as minhas primas e a cidade luz em si. Tem tantos monumentos a visitar que tinha que ficar lá algum tempo. Quando me fartasse de Paris, começava a descer. Passava em Tours, para dizer olá aos tios (sentimento familiar continua em crescendo) e seguia viagem até Espanha, passando antes por, Limoges Bordéus e Toulouse.
No regresso a Espanha, começava por ir para Pamplona. Depois seguia até San Sebastian e Bilbao, donde continuaria até Madrid. Depois de umas belas noitadas e de visitar os dois estádios da cidade (o Vicente Calderón e o Santiago Barnabéu), seguia para Salamanca, continuando depois para a Galiza.
Da Galiza, seguia direitinho para Trás-os-Montes e começava a percorrer Portugal. Viana do Castelo, Chaves, Gerês, Vila Real, Braga, Amarante (olá tios), Porto (mais saudades familiares trucidadas), Aveiro, Oliveira do Hospital (beijinhos à vozinha), Coimbra (e a saga do sentimento familiar, continua), Leiria (uma noitada no terreiro com o amigos de Leiria e talvez os "inimigos"), Nazaré, São Martinho, Foz do Arelho (granel com o pessoal) e regresso a Lisboa, cheio de fotografias e recuerdos!
Bolas!! Com o entusiasmo nem sequer fui a Inglaterra. Esqueci-me, mas paciência! Fica para a próxima. Sorry, Mourinho!
Tenho que comprar uma Pão de Forma, para poder fazer isto tudo. É óbvio que o mais fácil seria alugar uma carrinha qualquer, mas road trip de Pão de Forma tem outro significado. É mais, sei lá... road trip!!!
Enquanto espero, vou me entretendo com o Google Earth.

4 comentários:

Mary Mary disse...

Até eu que apenas li fiquei com água na boca para fazer essa viagem. Há uns anos um amigo meu correu a Europa numa roulote e disse que foi um espectáculo...
Carrinha do pão seria muito melhor. Mas tinha que ter por fora desenhos, flores, um sol, o mar... Muito colorida... Eheheheh! Já imagino a entrada em Monte Carlo... :P

Mary Mary disse...

Onde andas desaparecido? :P

ricardo teixeira disse...

Ando aqui!

Carrinha do pão é lindo :D. Está baptizada, embora ainda nem exista!

Quanto aos desenhos, sem dúvida!! Completamente de acordo. Altamente colorida!!

Verificação - gwoegno (continuo sem ipsilones) :(

Mary Mary disse...

Mai nada! Bora lá embarcar nessa viagem...

Tenho a dizer que esta blogosfera é fantástica... Já visitei Paris, Nova Iorque, Viena... e agora é a Europa inteira... Sem dúvida sempre a sonhar... :)